Na próxima quinta-feira, dia 22/03 será o Dia Mundial das Águas. Devemos celebrar? Devemos protestar? O que devemos fazer?
É um convite a escutar, trocar e refletir sobre esse presente que temos do Divino, que é puro, claro, límpido, maravilhoso e essencial à vida! Que mata nossa sede, que regamos nossos alimentos, que nos limpamos e que muitas pessoas não usam da forma correta, por não darmos o real valor, a preciosidade que recebemos na Mãe Natureza e que deixamos escoar por nosso descargas.
“A água nos ensina a generosidade, pois sacia a nossa sede e nos dá a vida sem pedir nada em troca. Nos ensina a humildade e a aceitação de nunca impor a sua cor. É transparente, não se esconde e está sempre fluindo. A água é mensageira do grande mistério para nos lembrar que somos mais que matéria e, vem também através do seu suave e profundo poder, nos ensinar a criar união e paz, para que ela não nos abandone¨. (Sri Prem Baba)
Como está a sua relação com a água? O que a água representa para você? Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água é destinado para discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Quer entender ainda mais a importância de papearmos sobre isso? Chega mais!
Abundância
Pouca gente sabe, mas apesar do nosso Planeta ser constituído em 70% de água, apenas 8% do total da água dele é potável e pode ser consumida. E cada dia mais, grande parte das fontes desta água, os rios, lagos e represa, são contaminadas e poluídas pelos seres humanos.
E o Futuro?
O consumo mundial de água cresceu assustadoramente nos últimos anos, mas as fontes de recursos hídricos estão cada vez mais limitadas. A água que sai com facilidade pelas nossas torneiras e descargas hoje, não existirá em poucos anos, devido a diversos fatores como poluição, crescimento da população e principalmente, desperdício.
Enquanto a população mundial só cresce, a quantidade de água no mundo tem permanecido quase que a mesma nos últimos 500 milhões de anos.
Existe uma Declaração dos Direitos da Água com pontos importantes para refletirmos:
– Responsabilidade com a economia de água, pois ela é condição essencial de vida;
– A água é um patrimônio mundial e que todos são responsáveis pela sua conservação;
– A água potável deve ser usada com bastante economia, pois ainda não existe recursos e tratamento em abundância;
– O equilíbrio do planeta depende da preservação dos oceanos, mares e rios e dos ciclos naturais da água;
– Responsabilidade com a educação e conhecimento das gerações futuras;
– Consciência de de não poluição da águas;
– E acima de tudo, o homem deve ser solidário e ter compaixão, evitando o desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.
O que fazer?
A mudança começa na gente. Economize! São pequenos hábitos que farão muita diferença para o todo. Aí vai alguns pontos abaixo:
- Desligue chuveiros e torneiras enquanto passa sabonete no seu banho e escova seus dentes;
- Que tal banhos mais rápidos?
- Na hora de lavar os pratos, não deixa a torneira ligada, escoando água para o ralo. Limpe suas panelas e pratos antes de enxaguar;
- Água da sua máquina de lavar pode ser reutilizada pra tantas outras coisas;
- Diminua a quantidade de água da sua descarga;
- Ao lavar seu carro ou seu quintal, troque mangueira por baldes;
- Coma menos carne: não parecem ter relação, mas para produzir um simples hambúrguer são gastos cerca de 2.390 litros de água;
- Reaproveite sempre que puder!
A água é nossa fonte de vida e fonte de amor, um presente para termos vida aqui na Terra. Entenda que sem ela não estaríamos aqui neste momento. Ela é essencial à sua vida e a vida deste planeta. Repense seus hábitos. Cuidando dela você estará cuidado de você também. Lembre disso!